Benefícios do Alho - Como fazer chá de Alho

Chá de Alho Para que serve?
Protege sua Saúde!
Benefícios do Chá de Alho
Alho

Geralmente usado na culinária, o alho é fonte de diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para a manutenção da saúde. Vamos conhecer um pouco mais dos benefícios do chá de alho e as contraindicações, além de aprender diferentes formas de preparar o chá de alho.
O alho pode ser usado tanto na culinária quanto para fins medicinais. É nutritivo e tem poucas calorias. Tem odor característico e sabor forte. Por isso, o chá de alho é uma boa opção para quem quer obter os benefícios do alho.
A maioria dos benefícios do alho para a saúde se dá por ser rico em antioxidantes e compostos sulfurados, especialmente a alicina. É um poderoso antibiótico.
Você sabia que além do chá de alho com limão pode usar outros ingredientes? Pode variar e fazer chá de alho com gengibre, chá de alho com mel entre outros. Vamos ver como fazer chá de alho.

Tem ação antioxidante
Por ter potente ação antioxidante, o chá de alho auxilia no combate aos danos causados pelos radicais livres e contribui para a prevenção e tratamento de várias enfermidades, como veremos a seguir.

Regula diabetes
O alho regula os níveis de glicose. A alicina e seus outros compostos melhoram o transporte de glicose para dentro das células, além de diminuir as proteínas que levam às complicações do diabetes.

Auxilia no controle do colesterol
Foi comprovado que o consumo diário de alho, previne o acúmulo de gordura nas veias e artérias auxiliando no controle do colesterol. Diminui os níveis de colesterol LDL, considerado como “colesterol ruim”. Já o colesterol HDL, o “colesterol bom”, não apresenta redução após o consumo de alho. Assim, o chá de alho ajuda a prevenir problemas como aterosclerose que pode levar ao surgimento de doenças cardiovasculares.

Protege a saúde cardiovascular
O alho é rico em alicina que funciona como um vasodilatador e em casos de pressão alta age diretamente na redução da pressão arterial. Assim, o chá de alho para pressão facilita o fluxo sanguíneo, prevenindo a formação de coágulos e doenças como trombose, hipertensão, ataque cardíaco e AVC.

Protege o sistema neurológico
As propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e o teor de selênio contidos no alho ajudam a proteger as células do cérebro e previnem doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.


Previne câncer
A potente ação antioxidante, contida no alho, combate os danos causados pelos radicais livres prevenindo a formação de alguns tipos de câncer. Os compostos sulfurados como a alicina protegem o DNA de danos que levam à produção de células cancerígenas. Tem a capacidade de induzir células cancerosas a se autodestruírem.

Melhora o sistema digestivo
A propriedade antibiótica, a alicina e as fibras encontradas no chá de alho previnem problemas gástricos, combatendo bactérias que causam azia e outros problemas estomacais.

Fortalece o sistema imunológico
O chá de alho é rico em antioxidantes e possui propriedades expectorantes, antissépticas e antibacterianas que ajudam a combater infecções, prevenir doenças respiratórias, amenizar os sintomas de gripes e resfriados e auxiliam no tratamento de acúmulo de muco. O efeito anti-inflamatório do chá de alho contribui para diminuir inflamações na garganta, melhor se tomar o chá de alho à noite, assim como o chá de alho para tosse e chá de alho para febre.

Contribui para a saúde da pele
Devido a sua propriedade antioxidante, o alho combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce das células causando rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. O consumo de chá de alho previne o envelhecimento precoce contribuindo para uma pele mais saudável e com aparência mais jovem, pois os antioxidantes auxiliam na produção de colágeno, além de combaterem os danos causados pela radiação solar.

Chá de alho emagrece
O chá de alho emagrece porque o alho possui ação termogênica que promove o aumento da temperatura corporal, estimulando a queima de gordura de forma acelerada. O chá de alho ajuda a controlar o apetite, fazendo que sejam ingeridas menos calorias. Mas o chá de alho não faz milagres é apenas um aliado ao processo de emagrecimento.



Como fazer chá de alho?
O chá de alho pode ser feito em várias versões, como chá de alho com limão, chá de alho com gengibre, puro ou com mel, com canela, com leite ou cravo para ajudar a reduzir o sabor forte e potencializar seus efeitos terapêuticos.

Dicas sobre o Alho. Veja aqui

Chá de alho simples
Ferva 1 copo de água; 
Descasque 2 ou 3 dentes de alho; 
Amasse o alho e coloque em uma xícara; 
Adicione água fervente e abafe; 
Deixe descansar por cerca de 15 minutos; 
Beba morno.

Chá de alho com mel
Basta adicionar entre uma e duas colheres de mel ao chá de alho simples já pronto.

Chá de alho com limão
Em um recipiente, adicione 2 copos de água; 
Corte 1 limão inteiro em 4 partes; 
Descasque e amasse 2 a 3 dentes de alho; 
Adicione os pedaços de limão e o alho à água e ferva por 10 minutos em fogo baixo;
Desligue o fogo, abafe e deixe descansar por 10 minutos; 
Coe e beba morno. Se preferir, adoce o chá de alho com mel.

Chá de alho com gengibre
1 limão (Opcional) 
Amasse 3 dentes de alho com a casca; 
Corte ou rale 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 1,5cm); 
Leve ao fogo o gengibre e os dentes de alho em uma panela com 2 copos de água; 
Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe por cerca de 10 minutos; 
Retire do fogo e acrescente o suco do limão. 
Coe. Beba o chá de alho morno. 
Pode acrescentar um anis estrelado, uma canela em pau ou 3 a 4 cravos.

Água de alho
Colocar 1 dente de alho amassado em 1 copo de água e deixar repousar por toda a noite ou pelo menos por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum.

Contraindicações do chá de alho
Assim como qualquer chá em excesso, o consumo em demasia do chá de alho, pode causar danos à saúde como problemas digestivos, cólicas, gases, azia, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor nos rins e tonturas. 
 É contraindicado para: 
Pessoas com pressão baixa. 
Pessoas que devem passar por cirurgia (inclusive dentária). Parar de consumir duas semanas antes. 
Pessoas que tenham passado por alguma cirurgia recente. 
Pessoas com distúrbios hemorrágicos ou tomando medicamentos para afinar o sangue. 
Para quem tem trombose, quem sofrem de hemorragias e quem tem menstruação abundante.

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios do chá de alho, que tal começar a fazer uso dele no seu dia a dia? Ou você já usa?

Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO