BATATA: UM CURINGA DA COZINHA - I

Batata

A batata, Solanum tuberosum L., é nativa dos Andes, da região do Peru e Colômbia, onde já era consumida há 8000 anos pelas populações nativas. Foi levada à Europa pelos colonizadores por volta de 1570, tornando-se importante fonte de alimentos.

Tubérculo rico em carboidratos, a batata possui duas vezes mais proteínas que a mandioca, além de vitaminas e sais minerais. Cozida é recomendada nos regimes alimentares, como substituta do arroz, por apresentar menor quantidade de gordura e açúcar.

Valor Nutritivo
1 – A Batata é rica em K - nutriente que torna a artéria mais elástica e portanto auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras
2 – Tomar suco do caldo da batata crua alivia dor no estômago
3 – O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é o à vapor e a batata com pele.
4 – Batata não engorda. O que engorda é o óleo ou os alimentos que a acompanham.

BATATAS-INGLESAS

Cozidas com casca

–- Sempre que possível, cozinhe as batatas com casca para evitar perda de vitaminas.
–– O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é o tratamento ao vapor, com pele.
–- Fure as batatas grandes com um garfo antes de levá-las ao fogo, para que as mesmas cozinhem por igual. –- Para que as batatas não escureçam durante o cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou vinagre.
–- Para que a panela não escureça, coloque dentro de sua panela umas 3 ou 4 folhas de couve; assim, a panela não ficará escura, poupando trabalho na hora de lavá-la.
–- Batatas que forem cozidas e a água escorrida, não devem ficar em panelas tampadas.–- Para as batatas não desmancharem ao cozer, use um pouco de óleo na água.
–- Quando tiver que cozinhar aquelas batatinhas redondinhas, pequenas (noisette — do tamanho de uma noz), coloque na água de seu cozimento um pouco de sal. Isso vai facilitar muito na hora de descascá-las depois de cozidas. Poderá também juntar à sua água algumas gotas de limão ou um pouco de leite.
Cozidas sem casca —
–– No momento de cozinhar, coloque um pouco de óleo na água em que as batatas serão cozidas. Elas ficarão perfeitas, não desmancharão e não grudarão no fundo da panela.
–- Se a batata queimar na hora do cozimento, basta transferi-las para outra panela (sem raspar o fundo) e colocar outra água, deixando ferver novamente. O gosto de queimado desaparecerá.

Batatas cruas

–– Não jogue fora aquelas batatas que estiveram guardadas por muito tempo só porque estão murchas e com as cascas enrugadas. Elas ficarão como novas misturando-se um pouco de vinagre à água em que serão cozidas.
–– As batatas murchas também adquirem frescor tirando-se, do centro, uma tira de casca e colocando-as de molho por algum tempo em água fria.
–– Uma maneira de reaproveitar essas batatas é enfiando-as num barbante como se fossem contas de um colar, deixando-as depois mergulhadas na água fria por bastante tempo.
–– Se descascar muitas batatas cruas e não for utilizá-las de imediato, poderá guardá-las (até por 3 dias) perfeitas, colocando-as numa tigela coberta com água e 1 colherzinha de vinagre. Tampe e deixe guardada na geladeira. Ficarão como descascadas na hora.


Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO