BATATA: UM CURINGA DA COZINHA - I

Batata

A batata, Solanum tuberosum L., é nativa dos Andes, da região do Peru e Colômbia, onde já era consumida há 8000 anos pelas populações nativas. Foi levada à Europa pelos colonizadores por volta de 1570, tornando-se importante fonte de alimentos.

Tubérculo rico em carboidratos, a batata possui duas vezes mais proteínas que a mandioca, além de vitaminas e sais minerais. Cozida é recomendada nos regimes alimentares, como substituta do arroz, por apresentar menor quantidade de gordura e açúcar.

Valor Nutritivo
1 – A Batata é rica em K - nutriente que torna a artéria mais elástica e portanto auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras
2 – Tomar suco do caldo da batata crua alivia dor no estômago
3 – O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é o à vapor e a batata com pele.
4 – Batata não engorda. O que engorda é o óleo ou os alimentos que a acompanham.

BATATAS-INGLESAS

Cozidas com casca

–- Sempre que possível, cozinhe as batatas com casca para evitar perda de vitaminas.
–– O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é o tratamento ao vapor, com pele.
–- Fure as batatas grandes com um garfo antes de levá-las ao fogo, para que as mesmas cozinhem por igual. –- Para que as batatas não escureçam durante o cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou vinagre.
–- Para que a panela não escureça, coloque dentro de sua panela umas 3 ou 4 folhas de couve; assim, a panela não ficará escura, poupando trabalho na hora de lavá-la.
–- Batatas que forem cozidas e a água escorrida, não devem ficar em panelas tampadas.–- Para as batatas não desmancharem ao cozer, use um pouco de óleo na água.
–- Quando tiver que cozinhar aquelas batatinhas redondinhas, pequenas (noisette — do tamanho de uma noz), coloque na água de seu cozimento um pouco de sal. Isso vai facilitar muito na hora de descascá-las depois de cozidas. Poderá também juntar à sua água algumas gotas de limão ou um pouco de leite.
Cozidas sem casca —
–– No momento de cozinhar, coloque um pouco de óleo na água em que as batatas serão cozidas. Elas ficarão perfeitas, não desmancharão e não grudarão no fundo da panela.
–- Se a batata queimar na hora do cozimento, basta transferi-las para outra panela (sem raspar o fundo) e colocar outra água, deixando ferver novamente. O gosto de queimado desaparecerá.

Batatas cruas

–– Não jogue fora aquelas batatas que estiveram guardadas por muito tempo só porque estão murchas e com as cascas enrugadas. Elas ficarão como novas misturando-se um pouco de vinagre à água em que serão cozidas.
–– As batatas murchas também adquirem frescor tirando-se, do centro, uma tira de casca e colocando-as de molho por algum tempo em água fria.
–– Uma maneira de reaproveitar essas batatas é enfiando-as num barbante como se fossem contas de um colar, deixando-as depois mergulhadas na água fria por bastante tempo.
–– Se descascar muitas batatas cruas e não for utilizá-las de imediato, poderá guardá-las (até por 3 dias) perfeitas, colocando-as numa tigela coberta com água e 1 colherzinha de vinagre. Tampe e deixe guardada na geladeira. Ficarão como descascadas na hora.


0 comentários:

Postar um comentário

Eu Apoio

Posse ResponsávelPosse Responsável

 

  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO