Como tirar manchas em tecidos - parte 2



Recomendações:
- O uso de Equipamentos de Proteção, como luvas de borracha, óculos de proteção, etc., é recomendado durante o manuseio de qualquer produto químico.
- Nunca utilize qualquer produto nos tecidos, sem antes testar (por exemplo: na parte interna das costuras, bainha, etc.) pois cada um tem suas caracteristicas próprias. Verifique se o tecido tem cor firme e não desbota. Siga as instruções do fabricante.
- Tenha cuidado ao manusear o sumo de limão, pois mancha a pele quando exposta ao sol, sempre use luvas.
- Estas dicas foram recolhidas na internet, a utulização das mesmas é por sua conta e risco.

Cola
Se o tecido aguentar dissolventes, então você deve retirar o excesso de cola com uma espátula ou colher. Depois mergulhe a parte da mancha em acetona, e em seguida em álcool etílico, para finalmente mergulhar em água pura ou com sabão neutro.

Couro
1 - Use um pano pouco úmido em água e vinagre, esfregando suavemente até desaparecer a mancha.
CUIDADO: ao usar qualquer solução para tirar manchas, convém antes fazer um teste numa pontinha mais escondida para ver o resultado.
2 - Para eliminar manchas em sapatos de couro, esfregue um pedaço de batata crua sobre elas.
3 - Para tirar mofo: Passe um pano seco e limpo em toda peça, em seguida, passe um solução de água com vinagre de maçã, esfregando delicadamente a peça com um pano, deixe secar a sombra por horas. Depois, para hidratar, passe ligeiramente glicerina. Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade. Sempre que puder, ponha as peças para arejar, passe um pano úmido, e deixe secar à sombra.

Desodorante
1 - Umedeça uma esponja com água oxigenada e esfregue na parte manchada do tecido. Depois de alguns segundo lave com água morna e sabão em pó.
2 - Despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.

Esmalte
Despeje um pouco de acetona no local da mancha. Em seguida, coloque talco por cima para secar e a acetona não espalhar sobre o tecido. Deixe agir alguns minutos e depois retire o talco. Repita a operação se for necessário. A seguir, lave normalmente.

Ferro de passar
1 - Use solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.
2 - Umedecer a mancha com amônia e, em seguida, espremer suco de limão, estes produtos reunidos produzem certas efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente.
3 - Brilho na roupa, feito por ferro de passar: quando passar roupas sociais, de tecido fino, e o ferro deixar brilho na mesma, coloque-a sobre o vapor de água à ferver e em seguida escove-o bem. O brilho desaparecerá.

Ferrugem
Passe uma mistura de suco de limão (deve ser o limão verde para o sumo não manchar a roupa) com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, cobrindo o local com sal, por 20 minutos sob o sol. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.
Para tirar a mancha mais rápido, coloque um pano branco sobre a roupa que recebeu a mistura e passe ferro quente. Assim que a mancha sair, lave a roupa normalmente.

Frutas
1 - Ponha sobre a mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois estique a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derrame água fervendo. Acrescentar uma colher de amônia ou álcool etílico, atravessando o tecido.
2 - Para manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; e se a mancha persistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.
3 - Manchas de frutas em tecido de seda: saem ao se lavar com água morna e bórax.
4 - Manchas de frutas em tecidos de lã: lavar as peças com uma mistura, em partes iguais de álcool etílico e água fria. Após isto, enxague com bastante água.
5 - Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim, as manchas sairão facilmente.
6 - Use uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de um limão ou vinagre branco.

Golas de camisas
Manchas nas golas de camisas: para limpar e desengordurar as golas das roupas, use uma solução de amoníaco, na proporção de 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 copo de água.

Goma de mascar
Passe gelo, retire o excesso com uma faca (a parte sem fio) e use um fluido de limpeza a seco.

Gordura
1 - Lave rapidamente o tecido com água quente e detergente.
2 - Se for tecido de seda experimente remover a mancha com éter etílico, ou benzina, ou hexano, e depois lave como de costume.
3 - Misture 1 parte de sal em 4 partes de álcool 70% e esfregue bem a mancha.
4 - Roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Depois lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até a mancha sair completamente. Também funciona para retirar graxas.
5 - Com a roupa ainda seca derrame em abundância sobre a mancha de gordura detergente neutro, deixe por 30min dobrando a roupa ,em seguida coloque por cima um copo de água quente e lave normalmente. Se o tecido for seda ou qualquer tecido mais delicado a água tem que estar aquecida, (não fervendo) em outros tecidos poderá ser fervendo. Serve também para graxas, nesse caso deixe por mais ou menos 40 min.
6 - Coloque talco, pressione e deixe algum tempo. Quando estiver seca, esfregue com as mãos ou passe uma escovinha seca. A gordura sai e você pode lavar.
7 - Coloque um pouco de talco sem perfume em cima da mesma, em seguida um papel absorvente e passe com ferro por cima do papel. A mancha passa da peça para o papel. Se não tiver talco, use um farinha de trigo ou amido de milho. Depois lave com água morna.
8 - Aplique, nos locais manchados, uma gema dissolvida em um pouco de água. Para clarear manchas de mercúrio das roupas, utilize o mesmo método.
9 - Para tirar manchas de banha, manteiga, cera ou graxa de tecidos, coloque a parte manchada entre dois mata-borrões e passe o ferro quente. Depois, limpe com benzina, éter, amoníaco, talco ou água quente com sabão.
10 - Para tirar manchas de maionese, manteiga, margarina ou óleo, coloque talco sobre o local manchado por alguns minutos, depois retire a maior parte do talco e lave a peça normalmente com sabão em pó. Se necessário, repita a operação.
11 - Outra dica é lavar com o Synd N150. Para toalhas de mesa de cor clara com graxa pesada pode-se utilizar o Synd 250 (Produto utilizado também na lavagem de enxovais de restaurantes e churrascarias como desengordurante a 8 ml/kg de tecido).

continua...

Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO