Como tirar manchas em tecidos - parte 1



Recomendações:
- O uso de Equipamentos de Proteção, como luvas de borracha, óculos de proteção, etc., é recomendado durante o manuseio de qualquer produto químico.
- Nunca utilize qualquer produto nos tecidos, sem antes testar (por exemplo: na parte interna das costuras, bainha, etc.) pois cada um tem suas caracteristicas próprias. Verifique se o tecido tem cor firme e não desbota. Siga as instruções do fabricante.
- Tenha cuidado ao manusear o sumo de limão, pois mancha a pele quando exposta ao sol, sempre use luvas.
- Estas dicas foram recolhidas na internet, a utulização das mesmas é por sua conta e risco.

Manchas amareladas
1 - Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
2 - Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixe por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio. Secar na sombra.

Disfarçar a mancha
Para disfarçar a mancha de roupa: se você estiver com pressa de sair e notar que sua roupa branca tem uma mancha, cubra a mancha com talco.

Eliminar manchas de roupas, toalhas e panos
Coloque 50 ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe a roupa inteira molhada nesta solução de 5 a 15 minutos e depois enxague.

Existe um produto chamado Tira Grude que remove facilmente manchas e resíduos de batom, graxa, óleo, cola de etiqueta, chiclete. Ele tem uma base de ácido cítrico convêm fazer uma teste pra ver se a roupa não desbota.

Roupas mais claras
1 - Para que as roupas brancas fiquem bem claras, é só colocar uma tampa de álcool de cozinha na água com sabão em pó e deixar de molho por três horas.
2 - Passar sabão na roupa, colocar num saco plástico e deixar um tempo no sol.

Roupas mais limpas
Para que suas roupas fiquem mais limpas, adicione 50 ml de amônia para 20 l de água.

Roupas manchadas por roupas coloridas
1 - Se na hora de lavar a sua roupa branca, ela manchar com tinta de outra roupa, não esfregue. Simplesmente, coloque-a em água limpa, que a mancha sai sozinha. Esta dica serve, até mesmo, se a manchar for de vinho.
2 - Se misturar peças claras com escuras e manchar, não deixe a peça manchada secar. Ferva a peça com sabão de côco cortado em pedacinhos (dê uma fervida rápida).
3 - Ferva água suficiente para cobrir a roupa manchada. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

Açúcar ou xarope
Aaplique uma solução feita de 3 partes de água e 1 parte de álcool etílico, depois lave normalmente.

Barro
Podem ser removidas, depois de secas, com uma boa escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.

Bebidas alcoólicas
A maioria dessas manchas sai com aplicação de éter etílico sobre elas.

Bolor em tecidos brancos ou claros
1- Coloque em molho na água com sabão em pó (de boa qualidade) e água sanitária, após, exponha a peça ao sol, e molhe de vez em quando para não secar.
2 - As roupas de algodão ou linho (brancas) deverão ser mergulhadas numa mistura de 50 ml de hipoclorito de sódio para 1 litro de água (adicionar 20 g de açúcar para fixar cores). Deixe a peça de molho entre 5 e 10 minutos e observe. Se necessário, deixe por mais tempo. Lavar em seguida e enxaguar bem. Para manchas menores pode ser usado menos hipoclorito, deixando por menos tempo.
ATENÇÃO: O hipoclorito de sódio é um agente forte e corrosivo, ou seja, quanto mais diluído menos agride a peça. Esta dica é para quando outras tentativas falharem, por isso, use com cautela.

Café
1 - Molhar ligeiramente a mancha e coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cima. Esfregue bem e passe água fria. A mancha desaparece, lave normalmente.
2 - Lave com água morna e glicerina.
3 - Passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.

Camurça
1 - Limpeza de camurça: pulverizando-a com talco e escovando-a em seguida, ela voltará a mostrar a beleza de sempre.
2 - Manchas: Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída.
3 - Passe miolo de pão sobre a mancha. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

Chocolate
Se for tecido de algodão, misture 1 colher de sopa de amoníaco, 1 colher de chá de vinagre e 1 copo d'água, ou utilize glicerina líquida, espere meia hora e depois passe álcool e água.
Nos tecidos de lã, esfregue com um chumaço de algodão molhado em glicerina, com outro chumaço de algodão umedecido em água morna, e retire a glicerina.
Não use em veludo.

Continua...

Vídeos YouTube


Atenção

Esse site não se responsabiliza por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou quaisquer outras consequências advindas da aplicação das sugestões que ele apresenta. É de sua inteira responsabilidade os resultados das dicas e truques, que são apenas sugestões.

 
  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO