BATATA: UM CURINGA DA COZINHA - II

Batata
Fritas
–– Colocando sal depois das batatas fritas e prontas, elas não murcharão. E, para que elas também não murchem depois de prontas, não cubra para mantê-las quentes logo que retiradas da gordura; espere até que elas amornem para cobri-las.
–– Para conservá-las quentes até o momento de ir à mesa, depois de escorridas, coloque-as dentro de uma assadeira, forrada com papel toalha, e deixe no forno aceso bem fraquinho, deixando sua porta um pouquinho aberta.
–– Antes de fritar as batatas palha, deixe-as ficar de molho em água gelada, na geladeira, por no mínimo 1/2 hora antes de fritar. Isso vai fazer com que elas fiquem sequinhas.
–– Para retirar o excesso de óleo das batatas depois de fritas, coloque-as sobre papel absorvente. –- Para dar um sabor especial às batatas fritas, salpique-as com tempero verde picado ou queijo ralado assim que tirá-las do fogo. –- Para as batatas tipo palito ficarem secas por fora e macias por dentro, é importante colocá-las para fritar em óleo morno, aquecendo aos poucos, só mexendo-as na hora quando colocadas para fritar e quando já estiverem quase prontas.
–- Enxugue as batatas depois de cortadas para que fritem e não grudem.–- Corte as batatas, coloque-as na água com uma colher de álcool e leve-as ao congelador por meia hora antes de fritar.
–– Para salgar as batatas fritas de modo uniforme, coloque-as dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois sacuda por alguns segundos. Assim, ao mesmo tempo em que as batatas são salgadas elas também ficam mais enxutas.
–– Não jogue fora as cascas da batata. Lave-as bem, enxugue e frite em óleo quente. Tempere com sal e sirva como aperitivo.
Purê de batatas —
–– Quando cozinhar batatas para fazer um purê, é preferível que o faça com batatas descascadas, pois um purê só ficará leve e saboroso se as batatas forem espremidas imediatamente após terem saído do fogo. Assim come seu preparo deverá ocorrer logo em seguida, com as batatas bem quentes, mesmo que ele não vá ser consumido logo. Bata muito bem, e vá acrescentando o leite aos poucos.
–– Se o purê for servido mais tarde, basta levá-lo ao fogo novamente, acrescentando mais um pouco de leite, mexendo e batendo vigorosamente, que ele voltará a ficar fofinho como na hora em que foi preparado.
–– Ou coloque o purê numa panela em banho-maria, por 20 minutos, (acrescentando leite e mexendo, como indicado acima). Com qualquer desses dois processos, ele vai ficar leve.
–– Mas, se a sobra do purê for pouca, prepare-o para fazer bolinhos.
–– Ao fazer um purê de batata, experimente colocar uma pitada de fermento em pó, bater e levar ao forno por alguns minutinhos; assim ele ficará mais fofo ainda. O mesmo ocorre, se acrescentar um pouquinho de leite em pó. Ou então, bem na hora de retirar o purê do fogo para ir à mesa, misture, suavemente, 1 clara batida em neve firme.
–– Se substituir o leite por creme de leite, ficará mais leve e saboroso.

BATATA-DOCE

–– Estas batatas são normalmente cozidas com casca, e deixam a panela muito escura por dentro depois de cozidas. Evite que isso aconteça, colocando um pouco de óleo dentro de sua panela, antes de levá-la ao fogo. Porém, se você esquecer de colocar óleo na sua água, jogue fora toda a água em que cozinhou as batatas-doces, coloque água limpa até cobrir todo o escuro da panela, ponha um pouco de óleo, tampe a panela e leve-a ao fogo para ferver por alguns minutos. O escuro vai sair todinho.
–– A batata-doce cozinha mais rapidamente quando levada ao fogo somente com a água; deixe para acrescentar o sal assim que a água ferver. Tampe a panela em seguida.
–– O suco de batata-doce fresca é ótimo para quem sofre de úlcera do estômago ou do duodeno. Este suco, logo depois de tomado, alivia dores e estimula o apetite.

Dicas Gerais

–- O excesso de luz, ou a sua total ausência, propiciam a germinação dos germes das batatas. Para prevenir que as batatas fiquem esverdeadas, proteja-as da incidência de luz e antes de consumir remova a parte verde.
-– Como guardar as batatas? Coloque em local fresco, escuro e bem ventilado. Não guardar na geladeira, pois a baixa temperatura transforma o amido em açúcar e a deixa com sabor adocicado.
-– Se a sopa, carne, etc., ficou salgada, coloque uma batata crua, ferva e retire a batata.
-– Para evitar que as batatas brotem, mantenha junto delas algumas maçãs, maracujá, abacate, banana, mamão, manga ou tomate. Por serem climatérios, liberam etileno em grande quantidade.
-– Na escolha das batatas, cuja cor pode ir do claro ao avermelhado, devem preferir-se as de pele lisa. As batatas com a pele manchada de verde, germinadas, picadas e, evidentemente podres devem ser rejeitadas.
-– Quando a geladeira ou o freezer estiverem com cheiro ruím (por exemplo quando falta luz e degela a tendência é ficar com cheiro no interior) pode-se cortar batatas em quatro partes e distribuir dentro deles e deixar fechado por uma noite. O cheiro vai grudar na batata.

0 comentários:

Postar um comentário

Eu Apoio

Posse ResponsávelPosse Responsável

 

  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO