15 Dicas de Limpeza com Produtos Naturais

Além de não agredir a natureza e preservar a saúde, pois evitamos contato com produtos químicos, ainda faz bem para o bolso com a economia que fazemos.


Produtos básicos na limpeza


produtos

Água
A nossa água de todo dia. Faz bem para tudo! Não devemos desperdiçar, pois é um recurso natural não renovável. Mais adiante vou dar umas dicas de como economizá-la.



Vinagre
Além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo.


Bicarbonato de Sódio
Dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver


Limão
É muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras.



Dicas


Para tirar mofo:
um copo de vinagre
um copo de água
20 gotas de óleo essencial de limão
Depois de misturar aplique sobre o mofo, após retire com pano úmido.


Para tirar manchas de mármore: mergulhe metade de um limão em sal e esfregue sobra a mancha.

Para desentupir o ralo da cozinha: jogue lá dentro uma xícara de chá de bicarbonato, meia xícara de chá de sal e uma xícara de vinagre quente. Deixe agir durante toda a noite e lave com água quente pela manhã.

Para limpar prata, bronze, cobre ou aço inox: faça uma pasta de limão com bicarbonato e aplique. Deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue e enxágüe bem, dando o polimento com flanela. Para utensílios de alumínio, esfregue o limão, enxágüe e dê polimento.

Para limpar banheiro (1):
Bicarbonato de sódio e água. Faça uma pasta grossa, cremosa e aplique em louças, metais e azulejos. Não estraga a pele das mãos, funciona como um esfoliante e não arranha os metais.

Para limpar banheiro (2): use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.




vidrosPara limpar vidros (1): 1 colher (de chá) de sabão líquido, dois copos de água e uma colher de sopa de vinagre.

Para limpar vidros (2): Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.


Para limpar vidros (3) e tirar gordura: use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.


Para limpar janelas e esquadrias de alumínio: limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.


Para limpar pisos de cerâmica: misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3 litros de água morna com 1 xícara de vinagre. Lave o piso como de costume, ficará brilhando.


Para limpar pisos de madeira: adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água, e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.


Para limpar pisos de linóleo e vinil: esfregue o piso com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre.



multiusoLimpador multiuso: 1/2 colher (de cha) de carbonato de sódio, 1 colher de sabão líquido, dois copos de água quente. Coloque tudo num pulverizador(destes usados para borrifar plantas) agite bastante para que o carbonato de sódio se dissolva e aplique. Remova os resíduos com esponja ou pano. Este é para limpeza pesada.

Para dar mais poder de limpeza ao detergente: acrescente a ele duas colheres (sopa) de bicarbonato, que também pode ser substituído por duas colheres (sopa) de vinagre de qualquer cor.

Fonte: Dicas "da vovó", Greenpeace, Petrobras, Internet

21 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como fazer para tirar gordura de fogão e depurador todo em aço inox.
obrigada.

Maria disse...

Olá Anônimo,
Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes
suaves e neutros e os removedores a base de amônia, diluídos em água morna,
aplicados com um pano macio ou esponja de nailon, ou ainda produtos em spray específicos
para a limpeza do inox.
Depois basta enxaguar e secar com um pano macio.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.

Anônimo disse...

Olá! Como faço pra tirar mofo de roupas?
Obrigado!

Maria disse...

Olá,
Voce pode Experimentar as seguintes soluções:
Se a roupa for branca – coloque na água, sabão em pó e água sanitária, deixe a peça de molho por alguns minutos e depois leve ao sol, molhando de vez em quando para não secar, após enxague normalmente.
Para peça colorida – molhe a parte manchada em leite fervendo, depois lave com água morna e vinage branco.
E para evitar a umidade nos armários, coloque um pedaço de giz nas gavetas ou cantos do armário. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.

Anônimo disse...

como tirar aquela gordura horrorosa dos depuradores(sugar)
um abraço

Maria disse...

Olá,
Antes de iniciar qualquer limpeza ou manutenção, desligue da tomada de força.
Na parte externa, utilize detergente neutro e um pano macio. Para limpeza na parte interna, realize o mesmo procedimento, cuidando para não molhar os filtros, o motor e as partes elétricas. Nunca utilize removedores ou outras substâncias químicas abrasivas, pois poderão riscar ou deformar o produto.

Verifique sempre o estado de saturação da manta filtrante. Uma manta saturada de gordura diminui o rendimento do produto.
A manta filtrante (1º filtro) deve ser trocada a cada 2 meses e os filtros de carvão ativado (2º filtro) devem ser trocados a cada 4 meses, ou quando se verificar excesso de gordura.
Utilize somente filtros originais, que são encontrados nas assistências técnicas autorizadas, em lojas de utilidades e supermercados.
Abraço

Anônimo disse...

como faço para tirar gesso do piso e das portas?

Maria disse...

Olá,
A maior inimiga do gesso é a água e a espátula. Se não resolver, aí só com produtos específicos que são encontrados em ferragens.
Sorte!

Simoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kellen disse...

Excelente matéria! eu mesma me "inspirei" nos meus problemas alérgicos para escrever um post dando dicas sobre receitas de produtos de limpeza com ingredientes naturais!

Temos que expandir mais informações a respeito, e conscientizar a população sobre os impactos negativos dos produtos industrializados a saúde e meio ambiente!

Faça uma visitinha!
http://meumundoamigo.blogspot.com/2010/02/dicas-de-receitas-naturais-e-economicas.html

Grande abraço!
Kellen

Erivaldo disse...

gostaria de saber como lim par vidro de carro

Elenita disse...

Gostaria que essa dica fosse mandada para meu e-mail claudiacds02@gmail.com "limpeza com produtos básicos"

Obrigada

Claudia.

Maria disse...

Erivaldo,
Dê uma olhada em Como Limpar Vidros de Carro

Maria disse...

Elenita,
Já foi enviada. Você pode receber as postagens em seu e-mail assinando o Feed (e-mail)

cris.janssens disse...

ola...
como tirar manchas de gordura pesada de uniformes para uso em cozinha... ja tentei de tudo e as malditas manchas de gordura ( cozinha mineira) nao saem....
obrigada

Maria disse...

Olá Cris,
Veja em Como tirar manchas em tecidos - parte 2 item: Gordura.
Alguma dica deverá servir. Boa Sorte!

Andressa disse...

Olá eu ganhei um fogão antigo e as grades dele são imundas de gordura, o que eu posso usar para remove lás??

amigo é coisa para se guardar disse...

ola. Maria oq ue vc disse quando vc falou para evitar umidade nos ármarios que colocar pedaços de giz nas gavetas. que esta escrita ao lado ''E para evitar a umidade nos armários, coloque um pedaço de giz nas gavetas ou cantos do armário. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.'' que tipo de giz é?é giz escolar?
e para tirar mofo de guarda roupa.como tira o mofo de guarda-roupa? o meu guarda roupa ta mofado não sei o que colocar para tira mofo,qual é? e para tira mofo no armario que vc falou em cima,mais que giz é?é giz escolar? aguardo resposta abraço

Unknown disse...

Como tirar manchas "encalacradas" do vidro do box e amareladas do piso do box, presumo que sejam de gordura do corpo...

Chay disse...

Olá, deixei as grades do meu cooktop de molho com água e vinagre, agora estão meio esbranquiçadas, como faço para tirar essas manchas??? Obrigada.

Kelly Junho disse...

fica a dica!!
use somente produtos especificos para limpar seu piso, pois o uso de qualquer produto pode danificar o mesmo!!

Em casa utiliso somente o W&W Limpador para a limpeza do porcelanato, e a Cera W&W brilho no piso de madeira,,
excelentes produtos!
recomendo
;-)

Postar um comentário

Eu Apoio

Posse ResponsávelPosse Responsável

 

  2008 *LarDoceRaLar* Política de Privacidade TOPO